Metodologia

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Metodologia

A metodologia do Plano Diretor de Caaporã envolve diversas atividades, como levantamento de dados, elaboração de relatórios técnicos, desenvolvimento de diretrizes e propostas, realização de eventos públicos, entre outras. Essas atividades estão estruturadas em cinco etapas:

Etapa 01

Etapa 01

Consolidação do Plano de trabalho, elaboração da Metodologia e Constituição das comissões e comitês.

Etapa 02

Etapa 02

Leitura Técnica e Comunitária do Município.

Etapa 03

Etapa 03

Definição dos temas prioritários e diretrizes.

Etapa 04

Etapa 04

Pactuação das propostas.

Etapa 05

Etapa 05

Elaboração do Projeto de Lei

Em um primeiro momento (Etapa 1), é realizada a mobilização dos atores sociais e equipes envolvidas na coordenação e desenvolvimento do processo, sendo pactuada a estrutura do trabalho, as atividades a serem realizadas, as atribuições dos envolvidos e os prazos a serem cumpridos.

Na Etapa 2 é realizado o diagnóstico da realidade municipal, com a identificação de potencialidades e deficiências relacionadas ao desenvolvimento urbano de Caaporã, integrando a visão técnica do poder público e da Equipe da Consultora com as percepções da população cabedelense.

A partir dos resultados obtidos na leitura da realidade municipal, será possível construir e pactuar coletivamente as diretrizes e propostas para o desenvolvimento de Caaporã na Etapa 3.

Na Etapa 4, os anseios e as expectativas das equipes e atores sociais, expressos ao longo do processo de revisão do Plano, serão traduzidos em modelos jurídicos e institucionais, que promovam a implementação efetiva e democrática do PDM.

Por fim, na Etapa 5, o processo de revisão será encerrado por meio da consolidação de todos os produtos elaborados, da sintetização do processo e da disponibilização desse conteúdo para a população de Caaporã.